quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Características da Pele Negra


Na bela Dom Iludir, Caetano Veloso revela como cada um traz em si suas dores e delícias. Para mulheres negras e mulatas é bem assim: ao lado de um tanto de características ótimas, convive a necessidade de uma série de cuidados com a pele negra. Para fazer uma maquiagem para negras perfeita, é preciso conhecer um pouco mais sobre as peles negras.

Características da Pele Negra

Ser mais resistente ao sol e apresentar menos os efeitos do envelhecimento são as benesses mais óbvias das abençoadas por uma pele negra. Além do quê, estudos comprovam que pessoas negras têm 15% menos chances de desenvolver câncer de pele quando comparado com pessoas de pele clara.
Mas nem só de flores e amores vivem as negras, as mulheres de pele negra tem propensão a desenvolver alguns problemas específicos de peles com mais melanina (proteína que ajuda a dar cor à pele, aos olhos e pelos). A maior probabilidade a ter manchas no rosto, as chamadas melasmas, assim como a acne e foliculite (inflamação dos orifícios do pelo), as queiloides (cicatrizes com volume) e as cicatrizes hipertróficas (que parecem cordões endurecidos) são alguns dos problemas que costumam afligir principalmente as negras.
Não se desespere! Alguns cuidados básicos já potencializam as delícias de se ter uma pele negra e ajudam a diminuir os problemas. Confira as dicas abaixo e saiba como aproveitar o melhor da sua cor.
Leia Também:

Cuidados com a Pele Negra





Mulatas e negras devem também limpar e esfoliar a pele com frequência. Veja algumas dicas:
Antes de tudo, limpar a pele duas vezes ao dia. Os cremes da noite (hidratante) e do dia (protetor solar), assim como os demais produtos usados nesse tipo de pele devem ser à base de gel, não oleosos. E sabe porquê?  A pele negra é naturalmente mais oleosa que a pele clara, por isso evite produtos muito oleosos. Também é recomendada uma esfoliação por semana.  Em geral, os cuidados com a pele negra não se diferencia muito das outras peles.

Hidratação do Corpo


É fundamental hidratar todo o copo, pois a pele negra tende a ficar mais ressecada que a pele branca. No frio, por exemplo, é comum ficar com um tom acinzentado. Para evitar esse aspecto de ressecado e desidratado o ideal é fazer hidratações diárias, sempre após o banho, para ajudar a manter a umidade natural da pele e assim garantir o brilho e a tonalidade original.

Hidratação do Rosto

Para o rosto é necessário ter sempre em mãos um sabonete líquido facial, porque além de refrescar a pele, ele a deixará limpinha. Alguns sabonetes líquidos já hidratam a pele enquanto lavam, pois possuem na formulação vitaminas E, C, B6 e B5. Utilize sempre sabonetes que protegem suas células dos radicais livres (exposição ao sol, vento, poeira, idade). Ao passar o sabonete, faça movimentos circulares para estimular a circulação do sangue na área e também limpar profundamente. Seque com uma toalha de papel e você terá uma pele hidratada e fresca.
Após a limpeza da pele, passe um protetor solar de acordo com a tonalidade da sua pele e depois um hidratante. O hidratante irá hidratar mais ainda a pele, enquanto o protetor cumpre a função de protegê-la dos raios ultravioletas, e manter sua pele ainda mais jovem.
Evite o máximo que puder produtos feitos a base de álcool. Eles estimulam ainda mais a produção de óleo do seu organismo. Leia nas embalagens dos produtos referências ao álcool e corte da lista estes produtos.

Esfoliação de Áreas Sensíveis

É muito indicado o uso de cremes esfoliantes para as áreas mais sensíveis ao ressecamento: pés, joelhos e cotovelhos. O creme esfoliante irá remover as celulas mortas que causam o aspecto envelhecido e ressecado. Dê preferência para cremes que utilizem óleo de amêndoa, pois ele é rico em proteínas e ácido oléico, um perfeito emoliente e hidratante para pele negra.
Há disponíveis no mercado géis redutores de oleosidade, especialmente desenvolvidos para o rosto. As mulheres negras devem utilizar estes géis combinados com uma hidratação para garantir que a pele não fique muito oleosa, ou muito desidratada. Pesquise por géis e outros produtos que tenham manteiga de manga, karité, cereais, extrato de algas marinhas, soja e pepino, pois eles são eficazes na hora de combater a oleosidade e hidratar a pele negra.
Uma dica importante é não lavar o  rosto mais do que duas vezes ao dia, caso contrário sua pele ficará ainda mais oleosa. O ideal é que lave uma vez ao dia. Já a esfoliação leve pode ser feita até quatro vezes por semana e o ideal é que sejam combinados com o peeling.

Maquiagem para Negras

Antes de iniciar a preparação da pele é preciso limpar, esfoliar e hidratar a pele adequadamente, só assim você garantirá um acabamento perfeito da maquiagem.  Enxágue o rosto sempre em água fria ou morna para combater a oleosidade e manter o brilho natural.
No que se refere a maquiagem para negras, primeiro é preciso saber como é a sua pele. Da mesma forma que a clara, a pele negra é classificada em três tons: claro, médio e escuro. Também é fundamental saber se o tom da sua pele é quente (avermelhado) ou frio (esverdeado). Para saber isso, basta passar hidratante no rosto, ficar embaixo da luz de um elevador e observar se os reflexos da pele são dourados ou avermelhados (quente) ou, por último, se ficam prateados (frio).
Já sabendo mais sobre sua pele, agora é a hora da maquiagem. Independente das cores e texturas do seu gosto, o melhor é que use produtos feitos especificamente para peles negras. Eles serão a garantia de que sua pele está protegida e cuidada em suas nuances.
Certifique-se de que os produtos sejam indicados para peles oleosas, principalmente a base, assim você evita que aumente ainda mais a aparência oleosa do seu rosto.
Pronto! Com os cuidados com a pele negra e maquiagem com produtos adequados, é só arrasar, sentindo o que canta outra bela de pele negra, Margareth Menezes: “… a minha pele de ébano é a minha alma nua, espalhando a luz do sol, espelhando a luz da lua…”

Fotos de Maquiagens em Pele Negra:

Escolha o melhor make de acordo com a sua tonalidade e estilo:





Nenhum comentário: