terça-feira, 3 de dezembro de 2013

MITOS OU VERDADES

Tem circulado por aí a lenda de que misturar as pomadas Hipoglos e Bepantol dá umamáscara facial hidrante milagrosa, com efeito anti-idade, que tira manchas e irritações da pele. Para desvendar o mito chamamos a Tatiana Gabbi, do Zahra Spa & Estética. Segundo a especialista, não dá para negar que as pomadas possuem propriedades que beneficiam apele, porém cada tipo de pele reage de uma forma diferente e pode haver contra-indicações. As grávidas, por exemplo, estão proibidas de fazer o teste.
De onde vem o mito?
O mito da mistura vem da ideia de que a Hipoglós tem vitamina A, sob a forma de retinol, vitamina D (colecalciferol) e óxido de zinco. O retinol é um composto muito presente em produtos antienvelhecimento e diversos trabalhos científicos comprovam a sua eficácia no rejuvenescimento da pele. O seu uso prolongado é capaz de suavizar os efeitos da exposição solar, como manchas e rugas. Além disso, o retinol melhora a hidratação da pele e promove síntese de colágeno.
Já a Bepantol é atua na cicatrização de lesões na pele. “Acredito que a função do bepantol nessa máscara seja a de evitar algum possível efeito colateral da vitamina A, presente no hipoglós. O uso de retinol na boca, por exemplo, pode levar a uma inflamação e edema, com descamação posterior”, explica Tatiana. Isso porque a pomada é constituída de vitamina B5 ou dexpantenol a 5%. O dexpantenol é absorvido pela pele e convertido nas células em ácido pantotênico, um dos componentes da coenzima A (coA). A coA é importante na síntese de substâncias que formam a barreira cutânea e protegem a pele. Os dermatologistas indicam esse produto para lesões labiais causadas pelo uso oral do ácido retinóico (outro derivado da vitamina A).

Nenhum comentário: