quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Umectação Capilar - O que é e quais os benefícios!


A dica de hoje é para você que tem pontas ressecadas, cabelos cacheados ou quimicamente tratados. Estou falando da UMECTAÇÃO CAPILAR. Essa técnica do banho de óleo já existe a muito tempo e ainda é usada pelas mulheres até hoje, principalmente pelas Indianas (talvez esse seja o segredo de cabelos tão lindos, compridos e brilhosos né?). Esse tratamento consiste em aplicar o óleo em toda a extensão do cabelo e massagear da raiz as pontas. Na verdade, banho de óleo é coisa do passado, as coisas mudam, tudo evolui e hoje esse método se chama: Umectação Capilar.
Então vamos por partes, já deu pra saber sua origem, e agora vamos ao passo a passo para vcs entenderem melhor: O QUE É UMECTAÇÃO: É o ato de você nutrir os cabelos com óleos VEGETAIS. Para isso você precisa usar óleos 100% PUROS, e tenham muita atenção na hora de comprar, NÃO PODE SER OU TER ÓLEO MINERAL, nem muito menos conter SILICONE em sua composição. COMO FAZER UMECTAÇÃO: Eu faço a umectação com os cabelos sujos (antes de lavar), porém há pessoas que preferem fazer apos lavar o cabelo com shampoo, você pode fazer da forma que achar melhor. Existem 03 formas: Antes de Lavar o cabelo: Esse é o método que eu faço, com os cabelos ainda sujos, aplico em todo o comprimento, enluvando os fios com o óleo até ficar úmido. E deixo por 2H ou 1H no mínimo. Depois sigo a minha rotina de lavagem normalmente, com shampoo, máscara e condicionador. Lavar antes com shampoo: Depois de lavar com shampoo, as cutículas se abrem e é mais fácil de penetrar nos fios. Daí você tira o excesso, e em seguida passa o óleo em todo o cabelo da mesma forma citada acima, espere por 01 ou 02 h , depois retire e prossiga com a máscara e o condicionador.(eu acho que esse método pode pesar mais os fios, mas depende de cada cabelo). Dormindo com o óleo no cabelo: Muitas meninas usam dessa forma, e acham melhor, nunca fiz, quem sabe uma dia eu tento pra ver como fica em meu cabelo. Aplica da mesma forma em todo o cabelo, e depois coloca uma touca plástica (claro né, se não vc vai lambuzar seu travesseiro..rs) No outro dia, lava o cabelo normalmente com shampoo, máscara e condicionador. QUAIS ÓLEOS POSSO USAR: ÓLEO DE COCO:
Rico em ácidos graxos e vitamina E. Fora que também, é uma ótima opção para quem quer fazer uma hidratação mais profunda. Suas propriedades restauram a estrutura dos fios, proporcionando equilíbrio aos cabelos danificados. É indicado para fios ressecados e tb para combate o frizz. ÓLEO DE RICINO:
Pode ser utilizado no couro cabeludo, pois auxilia no crescimento. Ele também ajuda a "engrossar" os fios. ÓLEO DE JOJOBA:
Para qualquer tipo de cabelo. Dá brilho, combate a caspa e a queda. É bom principalmente quem tem couro cabeludo oleoso. ÓLEO DE ABACATE:
É rico em vitaminas A e E. É um ótimo antioxidante, inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento, o que garante hidratação e nutrição profunda aos fios. AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM (sim, esse da sua casa!):
É um Anti-oxidante, tem propriedade emoliente e dá brilho e hidratação aos fios. Esse já testei, pelo menos no meu cabelo que é muito loiro, percebi que ele deu uma "leve escurecida", mas depois de outro dia que lavei, saiu a cor meio "amarelada" do meu cabelo. Por essa razão estou evitando usar Quando seu bolso estiver meio "VAZIO"..voce pode optar por ÓLEO DE SOJA..sim esse mesmo que voce usa na cozinha
QUEM PODE FAZER A UMECTAÇÃO E QUAIS SEUS BENEFICIOS?????? A umectação não tem contraindicação: Ela repõe nutrientes, realça o brilho, ameniza a aspereza, combate o ressecamento das pontas e o frizz. São bastante benefícios pra um processo tão simples. No entanto, ela realça cachos e ondulações. Para cabelos naturalmente lisos, isso não é problema, mas, se você fez alguma escova química e não usa secador e/ou prancha após lavagem, provavelmente vai notar as ondinhas no comprimento, próximas as pontas. Não é nenhum efeito babyliss, mas para quem prefere o liso escorrido, está avisado. Mas as ondulações que ficam são bonitas e com movimento, então vale super a pena!!! Há vários tipos de óleos, você pode ir testando um a um para ver o que dá melhor resultado nos seus cabelos. Seja qual for a forma de vc usar ou o óleo de sua escolha, procure fazer a umectação pelo menos 1 vez no mês, seu cabelo e suas suas pontas ressecadas irão agradecer. Um detalhe muito importante: Quem tem cabelo ressecado, aplique pelo menos três dedos distante da raiz. Já quem tem cabelos oleosos, pode aplicar só no comprimento ou só nas pontas.

Nenhum comentário: